terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Perfeição

Recebi ontem, aliás já hoje um sms com o seguinte texto que merece reflexão:
"A qualidade obtém-se fazendo bem as coisas uma só vez e são os pormenores que fazem a perfeição, mas a perfeição não é um pormenor".
Perfeição (do latim perfectione) caracteriza um ser ou objeto ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito. Designa uma circunstância que não possa ser melhorada ainda mais mais.
Historicamente o termo perpassa pelo conceito de entelecheia [ enteles (completo), telos (fim, propósito) e echein (ter) ] cunhado por
Aristóteles, sendo um trabalho ativo para a realização de um alvo, intrínseca à mesma coisa. Mas é também esse alvo, esse estágio em que a organização alcançou todas suas potentialidades, e conseqüentemente, alcançou a perfeição.
O conceito moderno de pefeição se origina do movimento
idealista do século XVIII, e está estreitamente ligado à noção de progresso. Em Kant e seus antecessores, Christian Wolff e Alexander Gottlieb Baumgarten perfeição é uma noção de ontologia: completude como sendo uma reunião de todas as disposições sujeitas a uma unidade harmoniosa, ou ordem. O perfeito é um 'completo', um manancial de ações potenciais. Por outro lado, a perfeição é uma idéia, uma condição que não é alcançada, mas deve necessariamente ser almejada - esta é a ética do homem. - in Wikipédia.
Curioso isto!
Profissionalmente a maioria das vezes é-nos exigido qualidade mas não querem a perfeição. Essa é demasiado assustadora! Por um lado porque para a atingir temos de ser exigentes connosco próprios e com os outros e depois porque é mais demorado, não é uma coisa imediatista.
Tive uma vez uma resposta em período de avalição final dos objectivos anuais do género: " a pefeição é inimiga do óptimo"... Exigi que me explicassem o que queriam dizer porque fiquei espantada com a frase! A resposta foi que qualidade média seria suficiente, dar menos atenção aos detalhes e cumprir com os prazos, era fundamental! Isto é complicado!
Muito complicado, sobretudo se extrapolando para o foro pessoal a malta também tem como característica ser perfeccionista. Isto é mesmo do caracinhas porque o nosso pior inimigo somos nós próprios. Exigimos tanto de nós mesmos que os outros pensam com razão que somos maluquinhos. A autocrítica "mata-nos", corroi-nos, tira-nos o sono, a fome. (onde é que eu já ouvi isto?). É uma qualidade que facilmente passa a defeito se levada ao exagero!
Ora bem, resolução de Ano Novo seja ele Islâmico ou Gregoriano:
Ser perfeccionista mas não ser autodestrutivo! Não abdicar dos próprios principios de vida (a qualidade é só um deles...) mas não deixar que nos prejudiquem por isso!
Estamos conversados!

3 comentários:

Missanguita disse...

O problema é que já está na massa do sangue. Fazer diálise será que resolve? Espero que pelo menos ajude... É difícil desistir daquilo em que acreditamos só por não ser o geralmente aceite. Embora saiba que a corrosão me mata, é-me complicado encarar o nivelamento por baixo como o bom caminho. Mesmo que seja o caminho certo e menos tortuoso.
Deixar de viver para os outros, quando os outros são o que nos mantém vivos, é ainda outra história...
Recomendo terapia de grupo para esta patologia.

leitanita disse...

Já estamos inscritas... no grupo!!!

Missanguita disse...

:)
SOMOS o grupo!