segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

1430 = 2009 - novo ano Islâmico começa hoje

O calendário islâmico, que se baseia no ciclo lunar, foi introduzido pela primeira vez no ano 638 d.C pelo companheiro próximo do Profeta e segundo califa, 'Umar ibn al-Khattab (592-644 d.C). Ele tomou essa decisão, numa tentativa de racionalizar os vários sistemas de datas usados naquela época. 'Umar consultou seus conselheiros sobre a data de início da nova cronologia muçulmana e finalmente foi acordado que o acontecimento de referência mais adequado para o calendário islâmico era a Hégira. Para a data do início verdadeiro do calendário foi escolhido (com base no ano lunar, contando-se para trás) o primeiro dia do primeiro mês (1° de Muharram) do ano da Hégira. O calendário islâmico (Hégira) (com datas que caem dentro da era muçulmana) é normalmente abreviado pela letra H., tirado das línguas ocidentais derivadas do latim, Anno Hegirae. Portanto, 1° Muharram, do ano 1, corresponde ao dia 16 de julho do ano de 622 da era cristã.
A Hégira, que narra a migração do Profeta Mohammad (saw) de Meca para Medina, em setembro de 622 d.C., é o acontecimento histórico central dos primórdios do Islam e que teve como consequência o estabelecimento da primeira cidade-estado muçulmana, um ponto decisivo na história mundial e islâmica. Para os muçulmanos o calendário com base na Hégira não é só um sistema afetivo de contagem de tempo e de datas de acontecimentos religiosos importantes (por exemplo, o jejum e a peregrinação a Meca). Tem uma importância histórica e religiosa muito mais profunda.

Considerando que o calendário islâmico é lunar, quando comparado com o ano solar ou luni-solar, ele é mais curto do que o ano gregoriano em cerca de 11 dias e os meses do ano islâmico não têm qualquer ligação com as estações, que estão relacionadas com o ciclo solar. Por isto, as festividades muçulmanas que sempre caem no mesmo mês do ano com base na Hégira podem ocorrer no verão ou no inverno. Somente após 33 anos do ciclo é que os meses lunares completam uma volta e caem na mesma estação.
Será isto um bom pronuncio? Vai ser!
O dia até me correu bem, apesar de me ter custado a vir para o escritório. Porque é que eles não me avisaram mais cedo assim eu também tinha feito "gazeta" era só mais um dia, que diferença lhes havia de fazer???

4 comentários:

Missanguita disse...

:)
A mim apetece-me fazer gazeta... se aparecer em véspera de 2009 achas que alguém repara?
Se calhar até melhoro as métricas...

Xanuca B disse...

então, o ameaço de pingo no nariz já passou?

leitanita disse...

M.
Tens todo o direito a não aparecer até dia 5 pelo menos, Mais de metade do pessoal foi de férias tu também podes!

XB.
Tenho aquela coisa matinal... mas não chegou a ser nada! A dor de cabeça e a tosse também já se foram! Acho que era nervoso miudinho misturado com a falta de vontade de vir para o escritório.

Xanuca B disse...

como conheço bem esses sintomas... esta alergia a ter de ir para o emprego ...