terça-feira, 5 de agosto de 2008

Casablanca e não vi o Rick

... mas vi o Rick's Café.
É mesmo em frente ao mar e quase em frente à nova Mesquita que é absolutamente monumental. Leva 100.000 pessoas "de cócoras" ao mesmo tempo... ocupam mais espaço do que em pé!
Isto vai ser uma grande maluqueira!
Em Outubro e Novembro vou visitar os 3 países e fazer reuniões durante uma semana inteira. Vou conhecer centros, ministérios, "infarmed's", "CEIC's" e CROs localizados. Chama-se a fase do diagnóstico! No final de Novembro apresento a minha opinião!... e há uma reunião de Directores Médicos e Clinical Research em NY que eles me querem levar (eu fiquei de cara no chão). ADORARIA!!!!! e vai ser o pensamento positivo é poderoso!
Comi o belo do Cuscus, e umas entradas fabulosas, e bebi sirah marroquino! ( a aprecisar de amadurecimento)
Gostei de todos eles, e deu para ver que gostaram de mim.
Como dizia a APG mandaram mesmo para o ar... quem sabe não vais querer ficar connosco mais tempo (ups, nesta altura engoli em seco).
A que eu senti de imediato ligação foi a Dorsaf (Tunisia) ficou doida qd lhe mostrei a foto de Sidi Abu Said no écran do meu móvel. A Nassima é mais velha e talvez mais prudente mas ontem no fim da noite dizia que foi óptimo que é bom podermos rir e sentir divertidos enquanto se trabalha. O Mostafa parece mais velho e é da minha idade. Mais sério e muito busines oriented, mas acha que eu SEI e vou MESMO fazer a diferença. Senti que foi impacto positivo no momento em que nos olhámos. Conhece Portugal super bem, tudo à volta de Lisboa e do Porto.
Hoje ao pequeno almoço a Dorsaf afirmou sem qualquer motivo, "...foi muito bom te conhecer e ver que és espontânea, seria muito dificil trabalhar com alguem muito sério e que não nos compreendesse." Ficaram doidos com o meu francês... "ah isso vai ser maravilhoso para os investigadores, os professores vão adorar conhecer-te!!"
Agora vou ter de falar com a minha "chefa" Ana Maria. Por eles vou ser tratada como uma princesa enquanto por lá andar. Consideram que fazer-me as vontades e mostar-me o outro lado dos países, (turisticar) é a forma de me motivarem a aguentar a tarefa que me espera.
Estou tão bem com tudo isto.
Ah e o episódio pitoresco foi: o motorista do carrão que me foi buscar ao aeroporto no domingo tentou dar-me uma lição de islamismo, os outros diziam-me meio a brincar meio a sério (e ficaram preocupados) que o outro me estava a tentar convencer a converter ao islão. Acho que a Nassima (que voou hoje à 8 da manhã) lhe deu um sermão porque ele hoje nem abriu o bico.

Aprendi que os voos com conexão a Madrid são para esquecer, passei hoje quase 5 horas em Barajas, perdi o voo p lx pq o outro se atrasou... vou tudo fazer para só viajar em TAP (pelo menos p Casa) em Outubro começam os voos regulares da TAP, vai ser bem mais fácil.

Ah e aprendi as 4 bases de um estrangeiro em qualquer país árabe: saha (saúde, diz-se em qq ocasião), inch Allah (dispensa tradução para qq portuga), chokram (obrigado), Salem allekum (saudação inicial) e a resposta é o inverso... Allekum salem. Não faço a mais pálida ideia se isto está bem escrito mas quanto a pronúncia fiquei expert!

Sem comentários: