quinta-feira, 4 de junho de 2009

Como uma coisa tão pequena me pode incomodar tanto

Mosquito e pernilongo são termos gerais para designar diversos insectos da subordem Nematocera, normalmente dando ênfase para a família Culicidae. Por constituirem uma nomenclatura vulgar, isso é, não tendo as regras da Nomenclatura científica, abarcar diversos taxons como os Mosquito-palha e mosquito-pólvora. As fêmeas são também conhecidas como melgas ou tropeteiros, designações de carácter popular ou regional. Como os outros membros da ordem Diptera, os mosquitos têm um par de asas e um par de halteres, que são modificações das asas posteriores usadas como órgãos de equilíbrio. Nos chamados mosquitos a probóscide (tromba) está adaptada para a sucção de líquidos como néctar, seiva ou sangue.

Em geral, apresentam
dimorfismo sexual acentuado: os machos apresentam antenas plumosas (como pequenas árvores de natal), e as fêmeas apresentam antenas pilosas e são muito mais corpulentas; em quase todas as espécies elas alimentam-se de sangue de vertebrados (incluindo o homem) para maturar seus ovários antes de pôr os ovos.
O tamanho varia, mas é raramente maior que 15 mm. O peso dos mosquitos é apenas de 2 a 2,5 miligramas. Eles conseguem voar de 1,5 a 2,5 km/h. Os mosquitos existem há 170 milhões de anos (
Jurássico médio)

Ok andam cá há montes de tempo! E são "predadores" de certeza. E AMAM-ME. E eu não os posso nem ver nem ouvir. Tenho os meus pobres pés e pernas todas picadas. Devo ser mesmo muito docinha como me dizem. Que raio, prefiria que não! Não há repelente que funcione, nem creme pós picada.
Está a ser o meu drama de sobrevivência diária... mais uma picadela, mais uma volta, mais uma partida!

2 comentários:

Xanuca B disse...

junta-te ao grupo... e atenção que eles tb andam por cá!!! no meu braço esquerdo tenho 8 picadelas...

Cat Lontra disse...

Está visto que quando vieres cá tens de ir visitar o IKEA : mosquiteiros muito simpaticos e graaaaaaandes!