terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Chuva, granizo, geada, enfim mau tempo!

Que inverno este!
Já desde há muitos anos que me não lembrava de um inverno tão chuvoso e também tão frio.

Fui almoçar a casa e apanhei uma molha monumental, o carro acusava 5º lá fora às 13.30. Passaram por mim vários carros com gelo ou neve, nem percebi bem, não esquecer que estamos em Oeiras! O verdadeiro motivo para isto me afectar? ... odeio conduzir com o tempo assim. E tenho razões fortes para isto!

Os meus 2 únicos acidentes de carro, foram em estradas com chuva e com geada. Sózinha, não bati em ninguém e saí sem qualquer mazela mas a pobre viatura ficou num estado lastimável em ambas as situações!

O primeiro foi numa noite de 25 de Novembro, aniversário da mãe! Saímos e almoçámos fora. Chovia copiosamente há quase uma semana seguida. Mas nessa noite havia jantar da malta em casa do Zeca e eu não podia faltar. Eram 4 da manhã e eu voltava para casa (a 5 minutos e um rio de distância em dias normais)! Loures tem uma ribeira que desagua na ribeira de Odivelas que por sua vez desagua no Trancão e que por sua vez desagua no Tejo, e era noite de maré cheia! Ora bem o drama do costume com a lezíria a não ser respeitada e os escoamentos de águas todos entupidos... No cruzamento do Fanqueiro estavam uns Srs. da GNR a mandar parar o trânsito dos que vinham de Bucelas mas não viram o Citroën Visa que vinha do lado direito (Montachique). Achei estranho a polícia ali e continuei a acelerar mas o carro não me obedecia, lá fora estava tudo muito preto e brilhante e comecei a sentir o carro a deslizar... pânico nos GNR quando perceberam que eu estava atascada de água até aos vidros. Só me faziam sinais para não abrir os ditos vidros! Em poucos momentos a água começaria a entrar lá dentro e veio imediatamente uma viatura/guindaste dos bombeiros a puxar o pobre Visa para local seco. Ficou uma semana a secar, mas lá recuperou. Quem demorou a recuperar fui eu, que sempre que vejo uma poça de água com aspecto mais "fundo" me assusto! E em dias com muita chuva faço os possíveis e impossíveis para não me afastar muito de casa e evitar locais com eventuais rios e ribeiras! Sabem como Alcântara enche nestes dias, pois nem me aproximo... e ainda bem que moro numa das colinas, em Campo de Ourique dificilmente teremos cheias.

O segundo foi numa madrugada de muito frio. Ainda não tinhamos o túnel de Montemor construído, foi numa curva mesmo por cima do actual túnel. Eram cerca das 7.30 da manhã, um frio de rachar, eu ia para Carcavelos trabalhar e pedi o carro ao pai (e qual seria ele, ora pois sim o mesmo Citroën Visa). As obras por ali já tinham começado, havia gravilha no chão e geada. Na curva o carro fugiu-me, foi para a faixa do lado e de repente vinha um outro no sentido contrário, assustei-me e guinei o volante. Fui directa ao poste da Telecom que evitou que eu fosse passear até lá baixo, sim que aquilo ali tinha e tem uma ravina "maravilhosa". Foi ali o fim da vida útil do pobre Visa que ficou feito num V, saiu dali directo para a sucata. Eu ainda fui ao Curry Cabral verificar se não tinha partido nada... sim porque o poste foi partido ao meio! E o meu pai teve de pagar o poste!

... o comandante dos bombeiros morava mesmo na porta ao nosso lado. E claro que quando comunicavam os acidentes (toda a gente conhecia e sabia que eu era a vizinha do chefe Júlio) ele e a mulher iam logo contar aos meus pais o que tinha sucedido e ele dava ordens para eu ser imediatamente encaminhada para o hospital. Em ambos os casos ele só comentava que no meio de tanto azar, porque foram ambos casos aparatosos, tive sempre uma sorte do caraças porque não me aconteceu nada.

Mas aqui no 3º andar... ou seja na cabeçorra, ficou o susto tremendo de conduzir com mau tempo.

4 comentários:

Paulo Lontro disse...

Tens um anjo, lá em cima, a tomar conta de ti!

(eu não tenho frio, estão 31º...)

leitanita disse...

Oh rapaz, tu és louco. Estás de férias e continuas a acompanhar a malta... Tu não existes! Tinhas mesmo de ser inventado. Aproveita muito. bjs :)
Em Caracas também estive a verificar estão 29º mas com muita humidade.

Paulo Lontro disse...

Não vos posso deixar sozinhas neste mundo cão… lol lol lol ……..
:) ;)

Missanguita disse...

:) Obrigada! És um querido! Mas vai antes ver uma pirâmide que te faz melhor! (será que dei mais algum pontapé à língua-mãe? Não vejo...)