sábado, 30 de maio de 2009

Gasolina

Pois confirma-se. Tive a experiência. 40 litros de gasolina custou-me 3,19 bolivares = 36 CENTIMOS de €uro.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Automotorizada

Finalmente tenho meio de locomoção próprio e não é o "carrinho de linhas"! Deram-me (emprestaram-me) ontem à tarde! Sim que aqui as regras são um pouco diferentes.

Aprendendo os truques de Caracas, já entro nos cruzamentos como eles, os sinais não são para respeitar, mas em fila são super civilizados (ora agora passas tu ora agora passo eu, parece mentira é a única coisa em que são melhores a conduzir que nós).
... aqui os carros são todos automáticos, por isso nada de embraiagem nem mudanças é só acelerar e travar. A confusão que me fez, a falta de utilização do pé esquerdo!
E não ter de pensar nas mudanças? Credo... e que esquisito é, não precisar de óculos escuros. Pudera, os vidros são tão escuros que para fazer a manobra de estacionamento pensei que as luzes não funcionavam até que me lembrei de baixar os vidros, afinal via-se bem!
Hoje já conduzi por caminhos novos mas tudo sempre controlado e acompanhada.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Fluindo

Passaram-me os nervosos miudinhos! As coisas hoje correram melhor.
Mas na verdade, e acho que já aqui o disse, parece que estou a revisitar a minha relidade de há 9 anos atrás! Com a agravante da política!
Tudo é dificil, tudo depende da boa vontade de uma qualquer "autoridade" que interpreta a lei como lhe dá na bolha... o que deixa todo mundo com os nervos em franja!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

"sem parar"...

in "A Sala Magenta" de Mário de Carvalho, Ed Caminho.

Pobre mana imerecida, que tantas vezes lhe suscitava a inconfessável raiva de não estar à altura, e ser incapaz de retribuir a atenção, o feitio, e a solicitude. Desde sempre a vira sobrecarregada de trabalho, a desdobrar-se nos cuidados com os outros, com o pai, com a mãe, com o marido, com o filho, agora com o irmão, num sobrepeso de tarefas, ânsias, desvelos e fadigas. Pela vida habituara-se a ver mulheres cansadas, estava farto de mulheres cansadas, até por não compreender a assustadora capacidade de se concentrarem em várias ocupações simultâneas e de violentarem o corpo até à exaustão. Mesmo depois de reformada e retirada, a mana continuava a manter o vício da azáfama e, mal se levantava, urgiam as obrigações, as incumbências que não poderiam esperar e que a obrigavam a correr, fosse a pôr alpista no fontanário dos pássaros, a aparar a relva, a queimar as folhas, a acarretar lenha, a varrer a estrada, a limpar os canteiros, a arrumar a arrecadação, a reparar a vedação, a regar as árvores, a lavar e a aspirar o carro e a tratar por telefone de minudentes assuntos burocráticos. Quando parecia serenar e se sentava ao computador, depois de ter atrasado o mais possível esse momento, deslocando um bibelot, ou passando rapidamente com o pano do pó, por um móvel, Gustavo sentia-lhe, na insegurança do olhar, o sentimento de culpa por estar parada, numa ocupação leve, enquanto lhe acudiam ao espírito mil e uma emergências.
Esta parece a descrição da minha mãe!
Será por causa disso que eu também não páro de "cirandar"? E que em certos dias sinto que não faço nada? Mas a verdade é que fico cansada porque há todo um sem número de pequenos nadas que me fazem andar numa roda viva!
Andava com isto pensado e talvez por isso a semana passada senti a necessidade absoluta de parar, ou melhor de me acalmar, de me re-encontrar!

terça-feira, 26 de maio de 2009

I am only human

É verdade mas que raiva me dá (comigo mesma) quando me ponho "hormonal" e caio nos mesmos "tiques" que eu tanto crítico!

Ontem e hoje estive tão impossível que nem me aturo a mim própria.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Precisas de óculos

Para a próxima quando nos "passarmos" com certas pessoas porque nao entendemos o que dizem a resposta deverá ser: Precisas de óculos!

Fim de semana fotográfico

Photo addicted deveria ser a minha nova alcunha.
Incrível tirei só 230 fotos... os locais eram aprazíveis e apetecíveis, vai daí eu quase parecia um japones/chines... um desses, mas nao fiquei com os olhos em bico!

O díficil agora é escolher as que quero aqui, vou tratar disso logo à noite. Agora vou trabalhar!

Ah e o fim de semana foi muito bom! Melhorei das neuras da semana absolutamente LOUCA que tivemos por aqui.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

SIM & SIM

Já me pagaram... como diz a minha maezinha, eu refilo, eles sao chatos, mas o ordenadito tem aparecido lá certinho!

Os Srs. das Finanças também me pagaram hoje!!!!

Yupi :)

Sim e Não!

Sim: esta semana começou nova série do Eli Stone e em Junho nova (a última dizem) do ER, já disponível na Sony entertainment aqui na VNZ.

Não: já só tenho 3 biscoitos da Ericeira. SOCORRO!!!!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Este é o espirito da coisa

IRONIA NO SEU MELHOR
90 Pessoas apanham a gripe A (dita Suína) e toda a gente quer usar uma máscara.
Um milhão de pessoas tem SIDA e ninguém quer usar um preservativo!!!!

Brutal!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Chuvas tropicais

Já me tinham dito, mas ver é outra coisa!
Acabo de assistir em directo ao vivo e a cores (o cinza predominava) a uma queda de água brutal!
O pôr do sol entre nuvens, fabuloso, e de repente começa a chover, e tudo ficou cinzento!

Em meia hora tudo mudou, das 17,50 até às 18,20! Lá em baixo a estrada era um ribeiro! Os carros circulavam com dificuldade. Passada uma hora tudo estava limpo, a atmosfera leve e até cheira a lavado, como se a poluição tivesse baixado.

pra rir ...

Tudo fino! A tristeza nao paga dividas. Hoje já me passou a telha!

Maria, farta da apatia sexual do marido, compra uma lingerie preta.
Na cama, Manel pergunta:
-De calcinha preta?
Maria responde:
-Pila morta, passarinha de luto.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Os meus tempos, espaços e outras coisas mais

Hoje dediquei-me a mim!
Trabalhei sem me deixar afectar pelos disparates, fui à minha massagem (o luxo dos luxos), levei a minha comidinha para o almoço, e vim embora cedo (17hrs). Com o Ávila em frente (vi o pôr do sol!) e o silêncio por companhia estive a refazer o look dos Tugas de Caracas.

Vou preparar o meu jantarinho, ler o meu livro, talvez dormir, ou talvez relaxar, só isso!
A ver se consigo perceber o que se passa comigo, com os meus, e... ai o mercúrio retrógrado!

Silêncio/paz

O dia de ontem foi ... estranho!
Senti uma "dor" quase fisica de necessidade de silêncio.
Saí mais cedo, fui ao supermercado, comprei vegetais, frutas, camarões (YES) e pão de sementes!

Organizei uma ementa para toda a minha semana, com refeições saudáveis.
Fiz um jantarinho totalmente "vegan" e deitei-me a olhar/ver o monte Ávila, nada de televisão nem música, na verdade nem o ar condicionado liguei (até esse barulho me incomodava).

Aos sábados pelas 7,30 vou fazer a minha sessão de alongamentos/yoga. Mas durante a semana não tenho como hábito lembrar-me disto... (o que me faz falta já que me dá equilibrio!)
... no final de 1,30 de exercicios terminamos com isto:

Un pensamiento de Paz cada día
En mí hay Paz,
sentir Paz.
La Paz del Espíritu
es la Paz verdadera,
la Paz del individuo,
será la Paz del Mundo.
Luz en la Mente,
Paz en la Alma.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O barulho

Acabo de ler num blog amigo que o ruído incomoda. Pois sim!

Tive um excelente fim de semana. Fui visitar uma zona do Monte Ávila onde só se chega de teleférico, ou jipe (dos a sério), pudera 2.765 mts de altitude, no pico. Paisagem paradisíaca, sente-se a força fabulosa desta mae natureza...


... e uns cretinos com uns brutos jeeps tinham o som de tal forma alto e incomodativo que as paredes do bar onde comíamos tremiam. Devo dizer que tive sensaçao de nausea/vómito enquanto aquela poluiçao sonora se manteve.
(estive lá em cima... esta foto nao fui que tirei, calma que logo já cá ponho as minhas).

sábado, 16 de maio de 2009

A minha vida

Isto aqui é muito simples!
Durante a semana das 7 da manhã até às 7 da noite, estou no "bunker". Ou como me dizia uma amiga, "tu vives numa Gaiola Dourada".
Chego, ligo o computador e verifico os blogs e o yahoo pelas 7,20. Depois começo a trabalhar. Almoço pelas 11,50. Normalmente pelas 17,15 tenho massagem (3 vezes por semana). Depois ou aula ou passadeira e bicicleta durante cerca de 45 minutos.
Chego a casa pelas 19,30 vou imediatamente tratar de comer. Vou novamente aos blogs e yahoo. Vejo um qualquer canal em inglês, ou CNN em espanhol, Deito-me normalmente pelas 23 hrs, com excepções, há dias em que o sono me vence e vou mais cedo para a cama...
Ao fim de semana, sair para a rua é fundamental!
Já tenho as minhas rotinas: sábado vou pelas 7,30 fazer yoga/alongamentos. Depois compras numa pracinha de rua com óptimas frutas e vegetais. Ao almoço normalmente há programa ou então como no hotel, pelo sossego e não tenho de ir para restaurantes sozinha (e a comida é muito boa).
Ao domingo, a caminhada no monte Ávila é inevitável e fundamental. Depois de 2 ou 3 horas, um sumo de laranja natural (faz parte do ritual). Duche, almocinho e sestaou shopping. Na semana passada fui ao teatro e acho que vou começar a ir a coisas de cultura...
E este é o retrato da minha vida por aqui, nada de extraordinário, como podem ver. Ao fim de semana tenho tido tantas variantes que é excelente.
E tudo isto sempre envolve, rua, ver gente, aprender qualquer coisa nova.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Graças a Deus é 6ª feira

Aleluia, vou sair!
Estou cansada, estou totalmente rebentada foi uma semana dura.
E o fim de semana tenho programa. Aliás vários!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Leituras...

Actual companhia de cabeceira!

E a compra deste fim de semana... a parte cultural!


E a menos cultural...
mas que me dá o gozo do CARACAS... ou em qualquer lado do Mundo!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dia de D. Dinis

Para ficar registado que nasceu um "baby" muito importante!
Felicidades!
E um abraço!

Carros...

Grrrrr....

Não me interessa qual deles é...


...desde que tenha autonomia,

e deixe de depender do motorista!
Tou a dar em doida, a passar-me, a ficar laré, a ter um trecolareco.
Já não suporto esta autêntica prisão das horas marcadas!
Preciso da minha AUTONOMIA! Tenho saudades de conduzir! Grrrrrr
Se não fosse pela anedota, até este me servia!



terça-feira, 12 de maio de 2009

Cultura

Finalmente este fim de semana encontrei algo que me faltava.
Embora o texto parecesse algo "leve", comédia de quotidiano, sobre 2 "quarentões" em crise de pós separação. Crítica feroz a alguns "chavões" da sociedade local, os cartões de crédito, a mulher trocada pela jovensita, o homem que trabalha para dar tudo à querida esposa que o "encorna" com os serviçais... e até critica política bastante explicita. Adorei ter percebido QUASE tudo o que disseram. Técnica teatral demasiado simplista mas soube-me mesmo bem.
Senti uma lufada de "oxigénio"!
Iniciei entretanto uma cruzada pela Cultura. Estou a inquirir toda a gente para preparar um roteiro cultural de Caracas... descobri que há imensa música, de todos os tipos. O cinema também tem os seus momentos, é de épocas, tal qual nos outros sitios. E tem os ciclos temáticos, este mês há na embaixada de França o ciclo do cinema francês, só que não tenho companhia porque ninguem fala francês! Irra... ah e não digam para eu ir sózinha, porque aqui nesta terra não dá!
Curioso é que os jornais são tão mauzinhos que não publicam estas coisas. Ou se conhece ou então tem de se procurar, especificamente. Parece propositado (acho mesmo que será certamente)!
Ah e dizemos nós mal da nossa terra! Realmente nada como estar longe para valorizar aquilo que temos e nem nos apercebemos e que por isso normalmente não valorizamos.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

When Pigs Can Fly

Once upon a time people said that a Black man would be president only when pigs could fly...100 days into Barack Obama's presidency and swine flu. (ups que mauzinhos!)

Falando em pigs, este fim de semana fui tratar de um assunto pendente!

E depois quando vi o noticiário (estava a preparar-me para dormir uma sestinha) pensei CARACAS isto da violencia urbana e nao urbana está por todo o lado... Setubal, Lisboa, Caracas (aqui talvez um pouquinho mais "forte" eu sei, mas enfim).

sábado, 9 de maio de 2009

Um


Quem diria que se tornaria o meu local de paragem há um ano atrás?
Tens sido o meu refúgio, o ponto de equilibrio.
O meu Diário partilhado.
Obrigado a quem inventou estas coisas.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Aumento salarial...

Ai que bom!!!!

Tive um aumento bruto de 52€ ... anedótico. (sem mais comentários)
Há quem nem 1 € vá ter de aumento!
Mas no Liquido a coisa é diferente, o aumento real é de 145€.
Talvez devesse agradecer aos Srs. das Finanças??? Ou nao?

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Fiz os meus objectivos

A ver se este ano a coisa melhora!
Pelo menos o chefe daqui reconhece... e quanto à colombiana/americana hei-de dar-lhe a volta!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Demasiado trabalho...

Sinto-me mesmo bem!
Demasiado trabalho mas com um grau de satisfaçao do CARACAS :)...
Hoje ganhei o dia com o comentário abaixo.
Os gajos da informática daqui dizem que eu SOU a PROFESSORA de ingles deles.
Que estou a deixar a minha "marca" ou pegada como eles dizem. Que faço a diferença. Que me admiram porque eu sei tudo (ah coitados se eles soubessem a verdade). Percebo de informática, de finanças, de ensaios clinicos, falo meia duzia de idiomas diferentes e refilo com os americanos coisa que eles nem se atreviam a sonhar...
Ah e o chefe daqui ficou muito feliz com algumas novidades boas que tenho andado a resolver.
Oh carambas tenho o ego a bater no céu!!!!
E depois, os meus amigos Tugas, temos programa para o fim de semana. Isto já é familia!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Isla Margarita


No fim de semana alargado fui de 5ª até Domingo até à praia. Há trópicos, sol e mar! Mas os plásticos por todo o lado e a sujidade aliados à pouco qualidade hoteleira tornam o destino desaconselhável para quem vem do outro lado do atlântico. Parou no tempo (há 10 anos ou um pouco mais que nada tem manutenção).
Foi a paz, a calma, o dormir sem medos. O saber que se podia andar na rua sem o risco de assaltos, raptos e outras coisitas más!

No entanto não me parece que aguentasse viver por ali! Versão Açores muito para pior.

Ao contrário dos brasileiros que em tudo encontram uma motivação para melhorar a sua situação, de tudo fazem por descobrir a oportunidade, estes não "pensam" quanto mais actuam para melhorar alguma coisa...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Estou bem...

Ok assustada mas bem!
Chove tropicalmente, tremor de terra de 5,4 de Rishter e a violencia do costume...
Enfim há que aprender a viver com isto.
A porcina tem (ainda nao totalmente confirmados) 2 casos.

Vou-me manter controlada e sem panicar. Consegui voltar a dormir depois de acordar com tudo a tremer. Nem se atrevam a dizer nada aos meus pais, Pleeeeeease!!!